Entre Filtros e Acordos o Ambiente Agradece



O filtro eletrostático da Bernauer garante alta eficácia de coleta de partículas, grande economia e eficiência energética
Para garantir competitividade com baixo impacto ambiental a indústria produtora de açúcar e álcool tem rumado à modernização.

Há um grande potencial de crescimento para o setor de açúcar e álcool. Segundo dados do governo, só no Estado de São Paulo, em 2014, haverá cerca de 7 milhões de hectares de cana-de-açúcar plantada. Este crescimento na indústria sucroalcooleira, por sua vez, caminha lado a lado com a necessidade de adoção urgente de tecnologias que ajudem o setor a minimizar o impacto ambiental. As usinas vêm buscando modernizar seus processos com investimentos em equipamentos e na formação de pessoal de forma a garantir a sustentabilidade nos aspectos econômicos, sociais e ambientais.

Nesse cenário, surgiu também o Protocolo Agroambiental, assinado pela União da Indústria de Cana-de-açúcar e Governo do Estado de São Paulo, que estabelece metas ambientais a serem observadas pelo setor. O protocolo visa premiar as boas práticas do setor sucroalcooleiro por meio de um certificado de conformidade e outros benefícios. Entre as diretrizes, destaca-se a antecipação em até 14 anos dos prazos legais para o fim da colheita da cana-de-açúcar com o uso prévio do fogo nas áreas cultivadas pelas usinas em que é feita a colheita manual. Além desta, há outras metas para conservação do solo e dos recursos hídricos, proteção de matas ciliares, recuperação de nascentes e reduções de emissões atmosféricas, além de redução na utilização de água no processo industrial.

No entanto, algumas soluções que vêm ao encontro desta nova demanda ambiental ainda são desconhecidas pelo setor sucroalcooleiro. Neste contexto, a Bernauer, tradicional fabricante de filtros e ventiladores industriais, com 79 anos de mercado, participa pela primeira vez da Fenasucro, que acontece de 1 a 4 de setembro, em Sertãozinho (SP). No evento, a Bernauer apresentará o seu novo filtro eletrostático que substitui com maior eficácia e economia os tradicionais lavadores de ar utilizados pelas usinas no processo de exaustão de gases das caldeiras, oriundos da queima de palha e bagaço e que geram energia (biomassa) nas usinas.

Um menor consumo de energia elétrica, maior eficácia na coleta de partículas geradas pela queima, uma construção modular se adequando aos níveis de emissão permitidos pelos órgãos ambientais e uma economia com a dispensa das lagoas de tratamento exigidas pelo uso dos lavadores de ar estão entre os diferenciais da solução da Bernauer. "Além do alto custo para o tratamento da água, da manutenção das estações de tratamento de água, há o custo da captação e consumo da mesma, ressalta Rodolfo Bernauer, presidente da empresa.

Diante das medidas para garantir sustentabilidade em toda cadeia produtiva, com a solução do filtro eletrostático, o usineiro poderá sentir de imediato a diferença nos gastos com energia e redução dos custos de manutenção, o que fazem com que os investimentos nos filtros tenham retorno no curto prazo.

Também no caso dos ventiladores de indução e tiragem das caldeiras, em que a escolha muitas vezes recai por opções mais baratas - com a curta duração dos equipamentos para uma única safra - a Bernauer, que já atua no setor sucroalcooleiro com suas soluções em ventiladores, mostrará na feira as vantagens da maior eficiência e durabilidade destes equipamentos.

Bernauer - Os produtos e soluções em filtros e ventiladores industriais beneficiam o meio ambiente e ajudam a preservar a saúde das pessoas afetadas direta ou indiretamente pela indústria de transformação em geral. Entre os exemplos práticos de como a tecnologia Bernauer proporciona a correta movimentação e filtragem do ar nos processos industriais, estão: a exaustão dos fornos de uma fundição ou exaustão de caldeiras em usinas de açúcar e álcool; controle de material particulado no ar em siderúrgicas, que poderiam se espalhar na atmosfera; remoção de pós de madeira que, além do risco de serem aspirados pelas pessoas, podem causar incêndios nas máquinas, como lixadeiras ou serras.

Com o slogan "Cuidamos do ar que você respira", a empresa tem o objetivo de remover, reduzir e controlar as partículas que são produzidas pelas indústrias. Para isso, está em constante evolução desenvolvendo soluções completas sob medida para seus clientes, com acompanhamento individualizado dos gerentes de projeto.

A qualidade da empresa é assegurada pela norma ISO 9001 e pelas parcerias tecnológicas com empresas européias líderes em tecnologia, como a, Beth Filtration GmbH, Keller Lufttechnik GmbH, TLT Turbo GmbH e a americana Johnson Group LLC. O objetivo das parcerias é oferecer soluções de ponta que superem as expectativas dos clientes e contribuam para a comunidade por meio da melhoria da qualidade do ar e redução do consumo de recursos naturais.

A Bernauer desenvolve constantes soluções em tecnologia ambiental para atender a todas as exigências do mercado, com o desenvolvimento de produtos e serviços e já começa a ser reconhecida com um dos principais fornecedores de filtros eletrostáticos do Brasil. A empresa exporta para os Estados Unidos, Canadá, Chile, Venezuela, Argentina, Peru, Uruguai e Honduras.


"Protocolo Agroambiental, assinado pela União da Indústria de Cana-de-açúcar e Governo do Estado de São Paulo"

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens Recentes

Postagens Populares