Cana em alta


A safra 08/09 de cana-de-açúcar para a indústria da região de Ribeirão Preto produziu cerca de 2,5 milhões de toneladas a mais que a 07/08, aponta pesquisa realizada pelo Instituto de Economia Agrícola (IEA) e Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (Cati). Na safra 07/08, foram produzidas 28,8 toneladas de cana, frente 31,3 da seguinte, o que representa uma alta de 8,6%. Fazem parte da região de Ribeirão 19 cidades.

O café também registrou aumento na produção de mais de 10 toneladas entre as duas safras. Subiu de 138,5 para 148,7. Também teve alta a produção de soja, que passou de 108,8 para 191,8. Já a produção da safra de milho registrou redução, passando de 511,1 para 311,5 toneladas.
Além do crescimento da produção da cana-de-açúcar, verificou-se um aumento da área de plantio, que subiu 351,8 para 367,2 hectares %4cada hectare equivale a 10 mil metros quadrados. De acordo com o pesquisador do IEA, Sérgio Alves Torquato, o aprimoramento do sistema de produção da cana, resultado de investimentos do setor em maquinário, é um dos principais responsáveis pela expansão. No entanto, segundo Torquato, mais produção de cana não significa, necessariamente, maior disponibilidade do produto no mercado.
"O que importa é o grau de sacarose da cana. E, nesse quesito, a pesquisa mostra que em todo o Estado de São Paulo, entre as duas safras, houve uma queda de 145 quilos de sacarose por tonelada para 136 quilos por tonelada", disse. "Esse motivo, aliado à quebra da safra de cana da Índia, maior produtor mundial, fez com que os derivados da cana sofressem reajuste de preço mesmo com o aumento da produção", completou Torquato.
Segundo a também pesquisadora do IEA, Denise Viani, em todo o território paulista a quantidade de terras produtivas está chegando no seu limite. Contudo, a região de Ribeirão Preto, de acordo com a pesquisadora, ainda apresenta espaços, "não muito grandes", ressaltou, para o crescimento das áreas de plantio.



fonte: jornal Gazeta de Ribeirão

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens Recentes

Postagens Populares