Tempo seco acelera processamento da cana do centro-sul

O tempo mais seco neste inverno está favorecendo a moagem de cana-de-açúcar no centro-sul brasileiro, que cresceu 18,5 por cento na primeira quinzena de junho na comparação com igual período da safra passada, para 39,5 milhões de toneladas, informou nesta segunda-feira a Unica (União da Indústria de Cana-de-Açúcar).
No acumulado da safra 2010/11, a moagem de cana na principal região produtora do país atingiu 173,6 milhões de toneladas até 16 de junho, aumento de 20,3 por cento na comparação com o mesmo período da temporada anterior.
Já a produção de açúcar no acumulado da safra até 16 de junho chegou a 8,95 milhões de toneladas, contra 6,84 milhões em 2009/10.
A produção de etanol cresceu 17,5 por cento até 16 de junho, para 7,18 bilhões de litros, contra 6,1 bilhões no mesmo período da safra passada.
"As condições climáticas permaneceram excepcionais para a colheita da cana nesse início de safra. O indicador de precipitação pluviométrica na região centro-sul em maio foi 53,95 por cento inferior ao valor histórico para o mês, tendência que se manteve na primeira metade de julho", informou a Unica no relatório.
"Cabe destacar, contudo, que embora facilite a colheita, a escassez de chuvas deve prejudicar o desenvolvimento vegetativo de parte do canavial, podendo comprometer a produtividade agrícola da cana-de-açúcar a ser colhida no último terço desta safra", ressalvou a entidade.
Além de um volume maior de cana já processado até o momento, o tempo mais seco também permitiu maior produtividade dos canaviais, já que permite maior acumulação de açúcares na planta.
O volume total de ATR (açúcar total recuperável) na safra até o momento chegou a 21,7 milhões de toneladas, 23 por cento acima de igual período no ano passado.
Do volume total de cana-de-açúcar processada até 16 de junho deste ano, 43,3 por cento destinou-se à produção de açúcar, ante 40,7 por cento registrados na safra anterior, com o restante indo para etanol.
 
Fonte: Reuters

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens Recentes

Postagens Populares