Oportunidade de Investimento: Demanda por etanol poderá requerer mais 15 usinas instaladas esse ano

O Brasil precisaria de pelo menos 15 novas usinas de açúcar produzindo exclusivamente o etanol - e já em funcionamento - para aumentar o abastecimento de combustível e evitar a alta histórica no preço do produto.
O cálculo feito por Marcos Fava Neves, professor de planejamento da FEA / USP - Ribeirão Preto-SP, é baseada na produção de carros bicombustíveis e da oferta de etanol.
No entanto, existem apenas quatro usina de açúcar que estão sendo planejadas para entrar em operação neste ano, na região Centro-Sul do Brasil, de acordo com a Associação da Indústria de Cana de Açúcar (UNICA).
No início deste mês, com 436 usinas em operação no país, o Brasil viu o preço do álcool em postos de gasolina aumentar, ultrapassando o limite de R$2,80.
A Unica diz que há cinco projetos de outras fábricas, mas não é possível dizer quando vão ser construídas, de acordo com Antonio de Padua Rodrigues (diretor técnico da entidade).
"Fabricantes de máquinas para usinas de açúcar confirmar que hoje não há nenhum pedido para novo projeto de investimento, que provavelmente estaria pronto em três ou quatro anos", disse Rodrigues.
Sobre estas quatro novas usinas, três estão no Estado de Mato Grosso do Sul e uma em Goiás.
Estas usinas irão iniciar suas atividades de produção de etanol para os veículos flex fuel, mas no futuro podem produzir açúcar.

Açúcar brasileiro
Sobre as 436 usinas registradas no Ministério da Agricultura, 301 são mistas, ou seja, produzem açúcar e / ou etanol, dependendo dos preços de mercado, a cana é destinada para a melhor oportunidade do momento.
Outras 122 usinas de açúcar produzem somente etanol e 12 apenas açúcar.
Se o mercado está dependendo de novas usinas para ter uma alta na produção de etanol, a espera será longa.
Segundo o diretor da Unica, uma nova fábrica, depois de anunciada, precisa de pelo menos três anos para ter a primeira colheita, que não usa mais de 30% da capacidade de esmagamento instalada. Uma nova usina irá atingir 100% da capacidade de produção apenas na terceira ou quarta temporada. A produção brasileira de etanol que vai crescer até 2012 ou 2013 é resultado da utilização da capacidade ociosa das usinas em operação e à melhoria da produtividade.
No entanto, Rodrigues diz não concordar com a necessidade de mais 15 usinas de açúcar para aumentar a oferta de etanol. "O alto preço na época da entressafra depende da política de regulação do mercado".
Na opinião de Fava Neves, o ritmo lento de expansão das usinas é "a pior notícia que podemos ter" e o etanol dificilmente será vendido para os clientes por um preço anterior de cerca de R$1,20.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens Recentes

Postagens Populares