Estruturação para empreender

Ao ler uma reportagem sobre empreendedorismo na Folha de Domingo, achei muito interessante algumas questões práticas a serem abordadas sobre negócios e estou compartilhando aos interessados em empreender:

Antes de apresentar sua ideia de negócio, veja se consegue responder as seguintes questões:

Qual é o público consumidor do seu produto e / ou serviço ?

O que você quer oferecer a esses clientes ? Seu projeto propõe solução para algum problema ?

O que seu projeto apresenta de inovador em relação às empresas de seu segmento ?

Como você vai chegar até os seus clientes ?

Como você vai ganhar dinheiro com o negócio ?

Qual será a rotina da empresa para criar, desenvolver e entregar o produto ?

Por fim, quais serão os custos para desenvolver seu produto ?

O que agrada aos investidores na proposta de uma empresa iniciante:

O PROBLEMA

Mostre primeiro a oportunidade de mercado que sua empresa pretende aproveitar / criar.
Depois indique um problema real ou uma carência de seus potenciais clientes.

O DIFERENCIAL

Diga o que o seu projeto tem de inovador ou especial.
Mostre porque sua ideia é única e não pode facilmente ser copiada por adversários; destaque a capacidade de execução das pessoas envolvidas.

O MERCADO

Apresente dados sobre as características e o tamanho do nicho em que você vai se inserir.
 Seja específico: indique o tamanho da população que pode ter interesse no seu produto.

O TIME

As pessoas envolvidas podem ser o aspecto mais importante para o investidor.
Detalhe a experiência anterior dos responsáveis e como essa trajetória os prepara para o atual projeto.

A SOLUÇÃO

Mostre como você vai resolver o problema de seus clientes de forma mais efetiva do que seus concorrentes.
Faça comparações com os líderes de mercado, mostrando o que seu produto tem de semelhante e o que tem de diferente.

O GARGALO

Diga como os recursos do investidor serão aplicados.
Mostre qual seria o investimento, para por exemplo, produzir um protótipo, melhorar a qualidade do produto, investir em estrutura física ou fazer campanhas de marketing.

Fonte: Folha de São Paulo 23/09/2012
Caderno: Classificados
Página: F5

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens Recentes

Postagens Populares