Nikola Tesla - Minhas Invenções - Minha infância




MINHA INFÂNCIA


O desenvolvimento progressivo do homem é extremamente dependente da invenção, o produto mais importante de seu cérebro criativo. Seu objetivo final é o domínio completo da mente sobre o mundo material, o aproveitamento das forças da natureza para as necessidades humanas. Esta é a difícil tarefa do inventor, que muitas vezes não é compreendido ou recompensado. Mas ele encontra ampla compensação no exercício agradável dos seus poderes e na consciência de pertencer a essa classe excepcionalmente privilegiada, sem os quais a raça haveria perecido há muito tempo na luta amarga contra os elementos hostis. Pelo que me diz respeito, eu me enchi de todo esse delicioso prazer, como que por muitos anos minha vida era ecstasy praticamente constante. Eu era considerado um dos trabalhadores mais dedicados e se o pensamento é o equivalente do trabalho talvez eu seja, porque tenho o dedicado a maior parte de minhas horas de vigília. Mas se o trabalho é interpretado como um rendimento determinado por um período especificado de acordo com uma regra rígida, então eu posso ter sido o pior dos preguiçosos. Cada esforço coagido exige um sacrifício de energia vital. Eu nunca paguei tal preço. Pelo contrário, o pensamento tem me dado asas.

Em uma tentativa de dar conta das minhas atividades de maneira conexa e fidedigna nesta série de artigos a serem apresentados com o auxílio dos editores do Electrical Experimenter e que são direcionados principalmente para os nossos jovens leitores do sexo masculino, devo lidar, ainda que relutantemente, as impressões da minha juventude e as circunstâncias e eventos que têm sido fundamentais na definição de minha carreira. Nossos primeiros esforços são sussurros puramente instintivos de uma imaginação vívida e indisciplinada. À medida que envelhecemos, a razão se reafirma e nos tornamos cada vez mais sistemáticos e astutos. Mas os primeiros impulsos, embora não se resultem produtivos imediatamente, são questões de extrema importância e podem moldar o nossos destinos. Na verdade, agora eu sinto que se eu tivesse os compreendido e os cultivado em vez de suprimi-los, teria acrescentado um valor substancial para o meu legado para o mundo. Mas até chegar a idade adulta não sabia que era um inventor.

Isto foi devido a várias causas. Em primeiro lugar, tinha um irmão dotado de qualidades extraordinárias, um desses fenômenos raros de mente que a pesquisa biológica não tem como explicar. Sua morte prematura deixou meus pais desconsolados. Tivemos um cavalo que tinha sido dado por um amigo querido. Era um animal magnífico da raça árabe, possuidor de uma inteligência quase humana ao qual era cuidado e mimado por toda família, como tinha salvo uma vez a vida do meu pai, em circunstâncias surpreendentes. Uma noite de inverno, chamaram meu pai para que ele realizasse uma tarefa urgente, ao atravessar as montanhas infestada de lobos, o cavalo assustou-se e correu atirando violentamente meu pai ao chão. O cavalo chegou em casa sangrando e exausto, mas quando o alarme soou, ele correu novamente e voltou para o lugar, e antes que a equipe de busca houvesse sido capaz de chegar muito perto do meu pai, ele tinha recuperado a consciência e montado de novo sem estar ciente de que esteve deitado na neve por várias horas. Este cavalo foi o causador dos ferimentos do meu irmão quando morreu. Presenciei a cena trágica e embora tenham passados 56 anos desde então, a impressão visual não perdeu nada de sua força. A lembrança de suas realizações fez cada um de meus esforços parecerem sem brilho em comparação. Qualquer coisa digna de crédito que fiz só serviu para fazer meus pais sentirem sua perda de uma maneira mais profunda.

Então eu cresci com pouca confiança em mim mesmo, mas estava longe de ser considerado um garoto estúpido, a julgar a partir de um evento para o qual eu mantenho ainda uma memória vívida. Um dia, os Alderman estavam atravessando uma rua onde eu estava jogando com outras crianças. O maior desses senhores veneráveis, um cidadão rico, parou para dar uma moeda de prata a cada um. Quando ele veio para mim de repente parou e me ordenou: "Olhe em meus olhos." Eu mirei em seu olhar, a mão estendida para receber a muito apreciada moeda, e então, para meu espanto, disse: "Não, nem tanto, eu não posso te dar nada, você é muito inteligente. " Se contava uma história engraçada sobre mim. Eu tive duas tias velhas de cara enrugada, uma delas tinha dois dentes salientes, como as presas de um elefante, que enterrava em meu rosto toda vez que me beijava. Nada me assusta mais do que a perspectiva de ser abraçado por estas duas parentes, tão afetuosas como pouco atraentes. Aconteceu que enquanto minha mãe estava me levando no colo, me perguntaram qual das duas era mais bonita. Depois de examinar atentamente os seus rostos, eu respondi, pensativo, enquanto apontava para uma delas: "Esta aqui não é tão feia como a outra." Por outro lado, foi dirigido a mim desde o meu nascimento a profissão clerical e isso me oprimia constantemente. Eu desejava ser um engenheiro, mas meu pai era inflexível. Ele era filho de um oficial que tinha servido no exército de Napoleão, o Grande, como seu irmão - professor de matemática em uma instituição de destaque, havia recebido a educação militar, mas surpreendentemente, acabou abraçando o clero, no exercício de cuja vocação atingiu a excelência. Ele era um homem muito culto, um filósofo natural verdadeiro, poeta e escritor, e seus sermões se dizia serem tão eloquentes quanto os de Abraão a Santa Clara. Ele tinha uma memória prodigiosa e frequentemente recitava obras intermináveis em vários idiomas. Muitas das vezes dizia brincando que se qualquer um dos clássicos fosse perdido ele poderia recuperar. O estilo que tinha ao escrever era muito admirado. Elaborava textos curtos e concisos, cheios de sátira e engenhosidade. Seus comentários humorísticos eram sempre únicos e característicos. Via de ilustração, vou citar um ou dois exemplos. No serviço, havia um homem vesgo chamado Juba, que foi contratado para trabalhar na fazenda e um dia estava cortando madeira. Quando ele olhou o machado, meu pai, que estava por perto e se sentia muito desconfortável, advertiu: "Por Deus, Juba, não dê ao que você está olhando, mas ao que você está tentando dar. " Em outra ocasião, levava a passeio um amigo, que, sem qualquer cuidado, deixou o caro casaco de pele encostar com a roda da carruagem. Meu pai apontou dizendo: "Pegue seu casaco, você está estragando a roda. " Ele tinha o estranho hábito de falar sozinho, muitas vezes mantinha uma conversa animada e se envolvia em discussões acaloradas, nas quais mudava o tom de voz. Um ouvinte que passasse por ali poderia jurar que haviam várias pessoas no ambiente. Embora deva sustentar a influência da minha mãe a qualquer inventividade que eu possuo, a formação que meu pai me deu deve ter sido muito útil. Ele incluiu todos os tipos de exercícios, tais como adivinhar os pensamentos de alguém, descobrir os defeitos de alguma forma ou expressão, repetindo frases longas ou fazer aritmética mental. Estas lições diárias foram com o propósito de reforçar a memória e a razão e, em particular, para desenvolver o pensamento crítico e eram certamente muito benéficas.

Minha mãe descendia de uma das famílias mais antigas do país e uma linhagem de inventores. Seu pai e seu avô haviam criado muitas ferramentas para uso doméstico e agrícola, entre outras. Verdadeiramente era uma grande mulher, de um talento, coragem e força como não abundante, que tinha suportado as tempestades da vida e tinha passado por muitas experiências difíceis. Quando eu tinha dezesseis anos, uma peste virulenta varreu o país. Seu pai foi chamado para administrar os últimos sacramentos aos moribundos e durante sua ausência ela foi sozinha para assistir a uma família vizinha, que haviam se prostrado pela doença terrível. Todos os membros, cinco no total, morreram em rápida sucessão. Ela tomou banho, vestiu-se e cobriu os corpos, decorado-os com flores de acordo com a tradição do país e, quando seu pai voltou, achou tudo pronto para um enterro cristão. Minha mãe era uma inventora de primeira ordem, e eu acho que teria conseguido grandes coisas se ele não tivesse sido tão distante da vida moderna e suas múltiplas oportunidades. Inventou e construiu todos os tipos de ferramentas e dispositivos e teceu os melhores modelos com lã fiada por ela mesma. Tendo ela mesma plantando as sementes, cultivado as plantas e separado as fibras. Ela trabalhou incansavelmente desde o amanhecer até tarde da noite e grande parte do produto de vestuário e mobiliário doméstico era produto de suas mãos. Quando já tinha mais de sessenta anos, os dedos ainda estavam suficientemente ágeis como para fazer três nós em um cílio.

Havia outra razão que foi mais importante para o meu despertar tardio. Durante minha infância, sofri uma condição rara devido ao aparecimento de imagens, muitas vezes acompanhadas por fortes flashes de luz que nublavam minha visão de objetos reais e interferiram com meu pensamento e minhas ações. Eram imagens de coisas e cenas que tinha visto na realidade, nunca das que eu imaginava. Quando me diziam uma palavra, a imagem do objeto, que a designava aparecia-me vividamente ante a visão e às vezes quase não era capaz de distinguir se o que eu via era tangível ou não. Isso causou-me grande desconforto e angustia. Nenhum dos estudiosos de psicologia ou fisiologia com quem eu me consultei nunca foram capazes de me dar uma explicação satisfatória para esses fenômenos. Eles pareciam ser únicos, mas provavelmente eu estava predisposto, pois sabia que o meu irmão experimentava um problema semelhante. A teoria que eu formulei é que as imagens foram o resultado de um reflexo do cérebro que desencadeava a retina a uma grande excitação. Certamente não eram alucinações como as que ocorrem em mentes enlutadas e doentes porque em outros aspectos, eu era normal e composto. Para se ter uma ideia da minha angústia, suponha que eu tinha visto um funeral ou algum espetáculo angustiante. Então, inevitavelmente, na quietude da noite, um retrato vívido da cena aparecia diante dos meus olhos e persistia apesar de todos os meus esforços para fazê-los desaparecer. Às vezes até mesmo permaneciam fixo no espaço, embora eu tentasse empurrar com a mão. Se a minha explicação é correta, seria possível projetar em uma tela a imagem de qualquer objeto concebido e torná-lo visível. Tal avanço revolucionaria as relações humanas completamente. Estou convencido de que esta maravilha pode ser conseguida e será alcançada em tempos vindouros, deixe-me acrescentar que eu passei por muitos pensamentos para o desenvolver. Para me livrar dessas aparições atormentando-me, tentava focar minha mente em alguma coisa que já tinha visto e, portanto, muitas vezes conseguia um alívio temporário, mas para obtê-lo, tive de conjurar continuamente novas imagens. Não muito antes havia descoberto que haviam acabado as que estavam a meu serviço, minha "bobina" se havia esgotado, por assim dizer, porque eu tinha visto pouco do mundo: apenas os objetos da minha casa e do entorno imediato. A medida que executava essas operações mentais pela segunda ou terceira vez para perseguir as aparições do meu ponto de vista, o remédio foi perdendo força gradualmente. Em seguida, instintivamente, eu comecei a fazer excursões para além dos limites do pequeno mundo que conhecia, e vi cenas novas. No início, elas eram borradas e indistintas, e vibravam ao tentar focar minha atenção nelas, mas depois de um tempo consegui encaixá-las; ganhavam força e definição, e, finalmente, assumiam a concretude das coisas reais. Logo descobri que a maior comodidade se conseguia se simplesmente ia mais além em minha visão e captasse novas impressões, assim que comecei a viajar, supostamente em minha cabeça. Todas as noites (e às vezes durante o dia), quando estava sozinho, minha viagem começava, via novos lugares, cidades e países, vivia neles, conhecia pessoas, fazia amizades e, por incrível que pareça, é fato de que essas pessoas me eram tão queridas como as da vida real e não resultavam um pingo menos apaixonadas em suas manifestações.

Isso eu fiz constantemente até cerca de dezessete anos, quando meus pensamentos se dirigiram seriamente a invenção. Então, observei para meu deleite que poderia visualizar com grande facilidade. Não precisava de modelos, desenhos ou experimentos. Eu poderia representar em minha mente como se fossem reais. Então eu fui levado a desenvolver inconscientemente o que considero um novo método para perceber conceitos e ideias engenhosas, que é radicalmente oposto ao puramente experimental e, na minha opinião, é muito mais rápido e eficiente. Quando alguém constrói um aparelho para levar à prática uma ideia rudimentar, de forma inevitável se encontra a si mesmo preso nos detalhes e defeitos do aparelho. A medida que vai melhorando e reconstruindo-o, a intensidade de sua concentração diminui e perde de vista o grande princípio subjacente. Se podem obter resultados, mas sempre sacrificando a qualidade. O meu método é diferente. Eu não me apresso ao trabalho real. Quando tenho uma ideia, começo moldando-a em minha imaginação. Altero a construção, faço melhorias e manejo o dispositivo em minha mente. Para mim, é absolutamente irrelevante se a turbina está operando em minha cabeça ou se eu testá-la na oficina. Inclusive percebo se está desequilibrada. Não há absolutamente nenhuma diferença, os resultados são idênticos. Assim, eu sou capaz de desenvolver e aperfeiçoar rapidamente uma concepção sem tocar em nada. Quando eu ia tão longe como para incorporar ao invento qualquer melhora que podia conceber e via que não havia falha alguma em nenhuma parte, em seguida, dava forma concreta a este produto final de meu cérebro. Invariavelmente, meu dispositivo funciona como havia concebido que deveria fazê-lo, e o experimento saia exatamente como o havia planejado. Em vinte anos não houve uma única exceção. Por que haveria? A Engenharia Elétrica e Mecânica - é conclusiva em resultados. Não há quase nenhum assunto que não se possa ser tratado matematicamente e cujos efeitos não possam ser calculados e seus resultados determinados de antemão a partir dos dados teóricos e práticos disponíveis. A implementação de uma ideia tão rudimentar tal como geralmente é feito, eu argumento, nada mais é que um desperdício de energia, dinheiro e tempo.

Meu envolvimento precoce foi, no entanto, uma outra compensação. O exercício mental incessante desenvolveu meus poderes de observação e me permitiu descobrir uma verdade de grande importância. Eu tinha notado que a aparência das imagens vinham sempre precedidas por uma visão real de cenas em circunstâncias peculiares e, geralmente, muito excepcionais, e me via impelido em cada ocasião a localizar o impulso original. Depois de um tempo, esse esforço cresceu para ser quase automático e eu ganhei uma grande habilidade em conectar causa e efeito. Logo percebi que, para minha surpresa, cada pensamento que foi concebido era sugerido por uma impressão externa. Não só isso, mas todas as minhas ações eram motivadas por uma forma semelhante. Com o passar do tempo tornou-se perfeitamente claro que eu era basicamente um autômato dotado de poder do movimento, em resposta à estímulos dos órgãos dos sentidos e que pensava e agia em conformidade. O resultado prático disto foi a arte da telautomática que, até agora, só foi trazida para a pratica imperfeitamente. De qualquer forma, suas possibilidades latentes terminaram por mostrar-se. Eu tenho estado desenhando a muitos anos autômatos auto-controlados e acredito que podem produzir mecanismos que atuarão como se possuisem discernimento, em um grau limitado, e que irá criar uma revolução em muitos departamentos comerciais e industriais.

Eu tinha uns vinte anos quando consegui pela primeira vez fazer uma imagem desaparecer diante dos meus olhos, graças a um esforço teimoso, mas eu nunca tive nenhum controle sobre flashes de luz a que me referi. Eram, talvez, a minha estranha experiência e inexplicável. Normalmente ocorriam quando eu estava em situações perigosas ou angustiantes ou quando experimentava grande alegria. Em alguns casos, eu vi todo o ar que me rodeava cheio de línguas de fogo vivas. Sua intensidade, em vez de diminuir, aumentavam com o tempo e, aparentemente, atingiu o pico quando tinha cerca de vinte e cinco anos. Enquanto estava em Paris, em 1883, um grande fabricante francês enviou-me um convite para uma expedição de caça que eu aceitei. Havia estado muito tempo confinado na fábrica e o ar fresco teve em mim um efeito revigorante maravilhoso. Na minha volta para a cidade naquela noite tive a sensação de que meu cérebro estava em chamas. Eu vi uma luz, como um pequeno sol se pôs sobre ele, e passei a noite inteira aplicando compressas frias sobre a cabeça atormentada. Por fim, a frequência e a força dos flashes diminuíram, mas se passaram mais de três semanas até que houvessem completamente desaparecidos. Quando ele me estendeu um segundo convite, minha resposta foi um enfático NÃO! Estes fenômenos luminosos ainda se manifestam em alguma ocasião, como quando me golpeia uma ideia que abre novas possibilidades, mas já não são fascinantes, são de uma intensidade relativamente baixa. Quando eu fecho meus olhos, invariavelmente, observo primeiro um fundo de um azul muito escuro e uniforme, não muito diferente do céu em uma noite clara, sem estrelas. Em poucos segundos, este campo é animado com flocos cintilantes inumeráveis de cor verde, que estão dispostos em várias camadas e avançam para mim. Em seguida, na direita aparece um belo padrão de dois sistemas de linhas paralelas e ligeiramente espaçadas organizadas em conjunto em ângulos retos, em todos os tipos de cores, incluindo amarelo e verde, predominando o dourado. Imediatamente depois disso, as linhas se tornavam mais brilhantes e o conjunto borrifava com pontos cintilantes. Esta imagem move-se lentamente através do campo visão e em cerca de dez segundos desaparece à esquerda, deixando uma cor de fundo cinza bastante desagradável e inerte, que rapidamente leva a um inchado mar de nuvens, que parecem tentar moldar-se em formas vivas. Curiosamente, eu não posso projetar uma forma neste cinza até que não se alcance a segunda fase. Todos os dias, antes de adormecer, imagens de pessoas ou objetos voam diante dos meus olhos. Quando as vejo, eu sei que estou prestes a perder a consciência. Quando permanecem ausentes e se recusam a vir significa uma noite sem dormir. Posso ilustrar até que ponto a imaginação tem desempenhado um papel na minha infância com outra estranha experiência. Como a maioria das crianças, eu adorava pular e desenvolveu-se um intenso desejo de me manter no ar. Ocasionalmente, um forte vento bem cheio de oxigênio soprando das montanhas fazia meu corpo leve como cortiça, e, em seguida, eu saltava e flutuava no espaço por um longo tempo. Era uma sensação deliciosa e minha decepção foi profunda quando mais tarde percebi que era uma ilusão.

Durante esse tempo eu desenvolvi muitos gostos, aversões e hábitos raros, alguns dos quais posso atribuir a impressões externas, enquanto outros são inexplicáveis. Sentia uma antipatia intensa aos brincos das mulheres, mas outros ornamentos, como pulseiras, me agradavam mais ou menos dependendo do seu design. A visão de uma pérola me transtornava, em contrapartida, o brilho de cristais ou objetos com pontas afiadas e superfícies planas me fascinavam. Eu não tocava o cabelo de outras pessoas, exceto, talvez motivado por um revólver. Me dava febre olhar para um pêssego e, se um pedaço de cânfora estivesse em qualquer lugar da casa me causava o sofrimento mais profundo. Mesmo agora eu não sou insensível a alguns desses impulsos perturbadores. Quando tiro pequenos quadrados de papel na fonte cheia de líquido sempre sinto um gosto peculiar e desagradável na boca. Contava os passos em minhas caminhadas e calculava o conteúdo cúbico de pratos de sopa, xícaras de café e pedaços de alimentos; caso contrário, não poderia apreciar a comida. Todas as ações e operações repetidas que executava tinham que ser divisíveis por três, e se eu estivesse errado me sentia impelido a fazer tudo de novo, apesar de levar horas. Com a idade de oito anos, meu caráter era fraco e vacilante. Não tinha coragem nem força para tomar uma decisão firme. Meus sentimentos vinham em ondas e marés, e vibravam incessantemente entre dois extremos. Os meus desejos eram de força me consumindo e como as cabeças da hidra, eles se multiplicavam. Estava oprimido por pensamentos sobre a dor na vida e morte, e sobre o temor religioso. Me sacudiam crenças supersticiosas e vivia em terror constante de maus espíritos, fantasmas e ogres e outros monstros profanos da escuridão. Então, de repente, veio uma tremenda mudança que alterou o curso da minha existência.

De todas as coisas, o que eu mais gostei foram livros. Meu pai tinha uma grande biblioteca e sempre que podia eu os gerenciava para satisfazer a minha paixão pela leitura. Ele não permitia e ficava furioso quando me pegava em flagrante. Me escondia as velas quando ele descobriu que eu estava lendo em segredo. Ele não queria que eu estragasse meus olhos. Mas eu consegui sebo, fiz um pavio e fundi com estanho derretido, e toda noite cobria o buraco da fechadura e as rachaduras e lia, muitas vezes até de madrugada, enquanto os outros dormiam e minha mãe começava sua tarefa diária árdua. Uma vez me deparei com um romance chamado Abafi (filho de Aba), uma tradução sérvia de um escritor húngaro conhecido, Josika. Este trabalho de alguma forma despertou minha força de vontade adormecida e comecei a praticar o auto-controle. A principio, minhas resoluções se derreteram como neve em abril, mas aos poucos venci minha debilidade e sentia um prazer que nunca tinha conhecido antes, o de fazer o que me ditava a vontade. No curso do tempo, este exercício mental vigoroso tornou-se uma segunda natureza. No início, tinha que domar os meus desejos, mas gradualmente o desejo e a vontade tornaram-se idênticos. Depois de anos chegou a tal disciplina como completo domínio sobre mim mesmo que brincava com as paixões que haviam significado a destruição de alguns homens mais fortes. A uma certa idade eu contraí uma obsessão pelos jogos de azar que preocupava muito a meus pais. Sentar-me ante a um jogo de cartas era para mim a quintessência do prazer. Meu pai levou uma vida exemplar e não podia desculpar o tempo gasto sem sentido e dinheiro com isso. Eu tinha enredado. Eu tinha uma determinação forte, mas a minha filosofia era ruim. Eu dizia: "Eu posso parar quando quiser, mas vale a pena deixar o que poderia ser resgatado pelas alegrias do Paraíso? ". Em muitas ocasiões, o meu pai deu vazão à sua raiva e desprezo, mas minha mãe era diferente. Ela entendia o caráter dos homens e sabia que a salvação de um só poderia ser produzida por seus próprios esforços. Lembro-me de uma tarde em que tinha perdido todo o meu dinheiro e queria jogar, veio até mim com um maço de dinheiro e disse: "Vá e desfrute. Quanto mais cedo você perder tudo o que possui melhor. Eu sei que te alcançará ". Ela estava certa. Eu venci a minha paixão e então eu gostaria de ter sido uma centena de vezes mais forte. Não apenas a derrota que rasgou meu coração, até que não havia um único traço do desejo. Desde então, tenho sido tão indiferente a qualquer forma de jogo como trocar os dentes. Durante um período eu fumava excessivamente, ameaçava arruinar a minha vida. Então reafirmei minha vontade e não só o deixei, mas destruí qualquer inclinação. Faz tempo tive problemas de coração até que eu descobri que era devido ao copo inocente de café consumido todas as manhãs. O abandonei de uma vez, que, confesso, não foi fácil. Desta forma, travei e contive outros hábitos e paixões, e eu não só preservei minha vida, mas tirei imensa satisfação do que a maioria dos homens consideraria privação e sacrifício.

Depois de completar os estudos no Instituto Politécnico na universidade, tive um colapso nervoso e enquanto durou o mal estar observei muitos acontecimentos estranhos e inacreditáveis. A porta se abre e encontra-se uma figura alta com mais de um metro e oitenta de altura - magra, mas ereta. Aproximando-se lentamente, majestosamente. Você percebe que você está cara a cara com uma personalidade da mais alta ordem. Nikola Tesla avança e tenta apertar a mão do poderoso homem com mais de sessenta anos. Um sorriso encantador, que emana da luz penetrante de seus olhos azuis acinzentados, incorporado em umas bacias extraordinariamente profundas, te fascina e faz você se sentir em casa. Lhe guia até uma oficina intocada. Não há uma partícula de poeira. Não há papel cobrindo o ambiente de trabalho, está tudo bem. Reflete ao próprio homem: imaculado em traje, limpo e preciso em cada um dos seus movimentos. Vestido com um casaco escuro, está totalmente desprovido de jóias. Nem anel ou alfinete ou uma corrente de relógio. Tesla fala com uma voz muito aguda, quase de falsete. Fala de forma rápida e com convicção. Principalmente, a voz do homem é o que o fascina. Ao falar, você acha que é difícil tirar os olhos dele. Somente quando você conversa com outras pessoas têm a oportunidade de estudar sua cabeça, dominada por uma testa alta, com uma protuberância entre os olhos, o sinal infalível de inteligência excepcional. Então, o nariz longo, bem feito, revela o cientista. Como consegue esse homem que alcançou tão grande trabalho, se manter jovem e surpreender o mundo com mais e mais novas invenções a medida que envelhece? Como mantém seu físico, bem como a sua frescura mental este jovem de sessenta anos, que é professor de matemática, um grande engenheiro elétrico e mecânico, e o maior inventor de todos os tempos? Para começar, Tesla, um sérvio de nascimento, vem de uma corrida de longa duração. Sua árvore familiar está repleta de centenários. Portanto, Tesla - a não ser por algum acidente - espera estar todavia inventado em 1960. Mas o principal motivo de sua eterna juventude encontra-se em sua frugalidade. Tesla aprendeu a verdade fundamental de que muitas pessoas não só comem toda a sua enfermidade do corpo, mesmo até a morte, seja por comer demais ou porque a comida não concorda com elas. Quando Tesla descobriu que tabaco e café preto interferiam com o seu bem-estar físico, deixou-os. Este é o menu diário simples do grande inventor:
Café da manhã: um ou dois litros de leite morno e alguns ovos, que ele mesmo prepara: Sim, ele é solteiro!
Almoço: nada, como uma regra.
Jantar: aipo ou similar, sopa, um pedaço de carne ou frango, batatas e outros legumes, um copo de vinho doce. Para a sobremesa, talvez uma fatia de queijo e, invariavelmente, uma maçã crua e grande.
E é isso. Tesla é muito maníaco e, particularmente, no que diz respeito a sua alimentação: comer muito pouco, mas comer deve ser o melhor. E nós sabemos que além de ser um grande inventor na ciência é um cozinheiro consumado que inventou todos os tipos de pratos saborosos. Seu único vício é a generosidade. O homem, que tem sido muitas vezes descrito como "sonhador preguiçoso" para o espectador ignorante, com suas invenções já ganhou mais de um milhão de dólares, e os gastou rapidamente com outras novas. Mas Tesla é um idealista de primeiro nível e para homens assim o dinheiro em si tem pouco significado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens Recentes

Postagens Populares